Palestras marcam o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida na maternidade

0

A Maternidade de Ref. Prof. José Maria de Magalhães Netto, em Salvador (BA), administrada pelo Instituto Hygia, celebrou na sexta-feira, 6, o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção e Saúde e Qualidade de Vida. Foram realizadas palestras com profissionais de diversas áreas, que abordaram cinco importantes pilares: saúde mental, saúde nutricional, saúde emocional, saúde física e repouso. As atividades tiveram a participação de colaboradores da maternidade, pacientes, visitantes, além de estudantes da rede estadual de ensino.

Ao abrir o ciclo de plaestras, Vilmar Belmonte, diretor administrativo da maternidade, apresentou trechos de artigos sobre o estilo de vida em diversos períodos da humanidade, pontuando aspectos referentes ao tema. “Pensar em saúde é pensar de forma geral, pois saúde não é só ausência de doença. Por isso é importante fazer algo para melhorar, pois assim é possível ter benefícios mais à frente”, disse Belmonte, que também é enfermeiro e mestrando em Promoção da Saúde.

Na sequência, o Dr. Gutembergue Livramento, médico e mestre em Medicina Chinesa, falou sobre a importância do progresso na área da saúde, sugerindo uma união em prol da medicina integrativa e transformadora. “A tecnologia somente não é suficiente para trazer saúde, mas o amor, o respeito e o cuidado devem estar em primeiro plano. Esta é a verdadeira evolução e, por isso mesmo, a medicina tem que caminhar com este foco. Observei nesta maternidade práticas de cuidado, humanização e integração entre os profissionais e saio daqui muito feliz por ter vivenciado isso”, comentou.

Daniel Cady, nutricionista e especialista em nutrição personalizada, fechou o ciclo de palestras falando sobre o modo de vida contemporâneo. “Hoje, ter qualidade de vida é ter tempo. É necessário dar prioridade ao que realmente importa. O simples ato de se exercitar precisa estar presente no nosso cotidiano e, independente da rotina de cada um, precisamos refletir sobre o que queremos para nossa saúde, já que a expectativa de vida aumentou”.

O nutricionista, que é marido da cantora Ivete Sangalo, também ressaltou a importância do evento realizado na maternidade. “Estou honrado em participar desse dia engrandecedor. Fiquei surpreso com os projetos e trabalhos realizados aqui na Maternidade de Referência”.

O evento também contou com a participação do Coral Canto da Cegonha, composto por funcionários da maternidade; com um coffee break e também com o “Cuidando de Quem Cuida”, um conjunto de serviços oferecido pela maternidade aos seus colaboradores.

 

PALESTRANTES
Vilmar Belmonte – Mestrando em Promoção da Saúde (UNASP – SP)
Daniel Cady – Nutricionista / Nutrição Personalizada
Dr. Gutembergue Livramento –  Mestrado em Medicina da Saúde Humana.(Brasil)   /  Mestrado em Medicina Chinesa. (Chinesa) / Especialista e Professor em Medicina Chinesa (Espanha)     Pesquisador Diretor e Professor do IBRAPEQ (Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa em Qigong em Medicina Chinesa)

Compartilhar.

Deixe uma resposta