Infecção hospitalar é tema de palestra na Maternidade de Referência

0

A Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, administrada pelo Instituto Hygia, em Salvador (BA), realizou na terça-feira, 16, uma palestra sobre atualização e revisão em antibioticoprofilaxia cirúrgica para as Competências em Controle de infecção Hospitalar (CCIH). O curso foi ministrado pelo Dr. Fernando Romero, médico infectologista na unidade.

Encontros como estes, segundo o Dr. Fernando Romero, são fundamentais. “Por meio deles podemos discutir questões relacionadas ao controle de infecção hospitalar nos hospitais da Bahia, além de apresentar propostas e receber atualizações”, comentou.

Associação
Além da palestra, uma reunião foi realizada para a leitura de um estatuto para a formação da Associação de Epidemiologia e Controle da Área de Infecção Hospitalar da Bahia. “O objetivo dessa associação é criar um fórum para discutirmos temas sobre saúde e, juntos com a associação nacional, tentarmos organizar congressos e cursos aqui na Bahia”, declarou o Dr. Fernando Romero.

A enfermeira Olívia Palmeira, do Hospital Cárdio Pulmonar, reforçou as diferentes realidades dos hospitais públicos e privados e a importância dessa associação. “O grupo é de fundamental importância para sociedade quando pensamos na prevenção de infecções”, destacou. O evento reuniu representantes do Hospital Roberto Santos, Hospital Santo Amaro, Hospital Cárdio Pulmonar, Hospital COT e o Hospital Jorge Valente.

Antibioticoprofilaxia
Administrar antimicrobianos aos pacientes antes da contaminação ou infecção terem ocorrido.

Compartilhar.

Deixe uma resposta