Comitê Estadual de Aleitamento Materno inicia articulação das diretrizes de 2018 

0

A Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, administrada pelo Instituto Hygia, em Salvador (BA), sediou na sexta-feira, 23, a primeira reunião de 2018 do Comitê Estadual de Aleitamento Materno (CEAM). O trabalho do grupo, que se reúne duas vezes por mês, é apoiar o processo de articulação, mobilização e sensibilização de setores governamentais e da sociedade civil para o desenvolvimento de ações inerentes ao aleitamento materno.

As ações para 2018 foram formatadas no fim de 2017 e visam três importantes atividades neste início de semestre. São elas: dar suporte à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) na qualificação dos profissionais da rede, nas parcerias com conselhos regionais das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia; traçar estratégias voltadas ao fortalecimento dos bancos de leite do estado; e, por fim, propor iniciativas que tornem as maternidades um espaço de acolhimento para mãe e filho.

Karina Vieira, terapeuta ocupacional e representante do conselho regional de fisioterapia e terapia ocupacional, pontuou a importância do envolvimento neste processo. “Hoje, discutimos e ouvimos relatos das maternidades e sabemos que podemos colaborar para potencializar e empoderar as famílias no manejo do aleitamento ideal, além de termos a possibilidade de discutirmos planos de ações de melhorias para área da saúde.”

Para efetivar as diretrizes de promoção e apoio ao aleitamento materno, um forte aliado no desempenho das propostas do Comitê é a SESAB que, além de se fazer presente nos encontros, incluiu em seu calendário ações estratégicas propostas pelo Comitê.

Compartilhar.

Deixe uma resposta